Recent Visitors

Ocorreu um erro neste gadget

Seguidores

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Danças Folclóricas!


Danças folclóricas


Candelabro (shamadan): Elemento original egípcio, o candelabro era utilizado no cortejo de casamento, para iluminar a passagem dos noivos e dos convidados. Dança-se, atualmente, como uma representação deste rito social, utilizando o ritmo zaffa.


Taças: Variação ocidental da dança com candelabro.


Khaligi: Dança genérica dos países do golfo pérsico. É caracterizada pelo uso de uma bata longa e fluida e por intenso uso dos cabelos. Caracteriza-se por uma atmosfera de união familiar, ou simplesmente fraterna entre as mulheres presentes. Dança-se com ritmos do golfo, principalmente o soudi.


Jarro: Representa o trajeto das mulheres em busca da água. Marcada também pelo equilíbrio.


Säidi: Dança do sul do Egito, podendo ser dançada com o bastão (no ocidente, bengala).


Hagallah: Originária de Marsa Matruh, na fronteira com o deserto líbio.


Meleah laff: representação do cotidiano portuário egípcio de Alexandria. As mulheres trajam um pano (meleah) enrolado (laff) no corpo.


As danças folclóricas normalmente retratam os costumes ou rituais de certa região de e por isso são utilizadas roupas diferentes das de dança do ventre clássica.


A dança com a cobra é considerada ato circense - a cobra era considerada sagrada no Antigo Egito e por isso algumas bailarinas fazem alusão em suas performances - mas não é considerada representativa da dança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário