Deuses Egípcios!!!!


Considerados como divindades supremas dentro do limite de determinada região, alguns deuses adquiriram prestígios nacional com a evolução política e o predomínio de sua cidade sobre todo país. Vamos falar sobre alguns deuses mais conhecidos.


Amon - deus de Tebas, conseguiu prestígio nacional, sendo identificado com Rê, o Sol, passando a denominar-se Ámon- Rê. Era representado sob a forma humana.


Anúbis - deus de Cinópolis, dos embalsamadores e da mumificação, representado como homem com a cabeça de chacal.


Atum - deus de Heliópolis, criador dos deuses, do homem e da ordem divina.


Hórus - deus falcão, filho de Osíris e Isis, deus do céu e dos faraós.


Isis - guardiã, deusa da mágica. É a mais famosa de todas as deusas egípcias, representada como uma mulher tendo na cabeça o hieróglifo de seu nome, e um abutre, simbolizando a sua maternidade.


Osíris - o mais popular deus do Egito Antiga, deus da fecundidade, soberano do mundo dos mortos, representado como homem com a cabeça coberta por uma tiara.Ptah - deus de Mênfis, considerado o pai de todos os deuses, criador do mundo.Seth - deus da desordem dos desertos, das tempestades e da guerra.


Tot - deus da escrita, sabedoria, da lua e da contagem, representado em forma humana com a cabeça de íbis.Os deuses cósmicos - ele não tinham nenhum poder ligado a uma determinada região, não sendo então em sua maioria objeto de culto. Exemplo: Num- o oceano, que cercava o mundo, a água primordial, origem de todas as coisas.Os deuses estrangeiros - alguns dos deuses estrangeiros recebiam culto popular e as vezes até mesmo oficial. Exemplos: Astarte- deusa semífica do amor e da guerra.


Baal- deus fenício da tempestade e dos combates.


Os gênios - os egípcios acreditavam na existência de uma infinidade de gênios que influenciavam na vida cotidiano muito mais do que os grandes deuses. Exemplos: gênio da fertilidade, do solo, gênio da inundação.


Homens divinizados - os faraós apareciam em primeiro lugar como homens divinizados, considerados deuses já em vida, recebiam após a morte, um culto especial em seu templo funerário.

Comentários

Postagens mais vistas

Lista de músicas tradicionais Egípcias para estudo!

Você conhece o Mar Morto?

Sutiã - Como fazer modelagem e forro!

Dança do ventre: Corpo, Mente e Alma em Movimento - Felipe Salles Xavier