O mito da barriga!!!!


Muita gente acredita fielmente que dança do ventre faz com que quem a pratica fique com uma barriguinha, eu me pergunto como é que ainda tem pessoas que acreditam nisso?! Pois ainda há pessoas que dizem que gostam de dança do ventre, que acham bonito mas não fazem porque "dá barriga"! Quem já viu atividade física produzir gordura?! Até hoje eu nunca soube de nenhuma! Também há aquelas que acham que só é bonito praticar a dança do ventre pessoas magrinhas... Pois eu digo, já vi tantas apresentações.... dançarinas bem magras.... outras nem tanto... outras bem gordinhas mesmo... e sinceramente não foi a "secura" de uma ou a "barriga" de outra que me impediram de ver a qualidade suas danças! E digo mais: tenho visto muita bailarina cheinha dando um show na dança!!! Cheias de energia e simpatia, com peformances incríveis! Se privar de conhecer uma dança, uma cultura, um mundo maravilhoso por medo de uma besteira dessa?! Eis alguns trechos de textos sobre o "mito da barriga":

"Queridas,o que dá barriga é ficar em casa vendo tv!A dança do ventre,faz a gente se mexer, logo sempre ajuda a manter a forma."
Por Gisele Bomentre

"(...)Nos países do Oriente Médio (local de onde se originou esta dança) os padrões de beleza sempre foram de mulheres com uma estrutura corporal maior e quadris avantajados. Quando a Dança do Ventre se espalhou por outros países as mulheres que estavam acima do seu peso ideal sentiram-se mais a vontade para praticá-la. Talvez por esse motivo tenha surgido o mito da barriga na Dança do Ventre. (...) Ouve-se dizer, entre outras palavras, que o ato de praticar a Dança do Ventre provocaria “gordura localizada” na região do abdômen. Mas como uma atividade física criaria um acúmulo de células adiposas (células que acumulam grande quantidade de gordura) na região abdominal?
Tecnicamente tal afirmação não pode ser verdadeira, mesmo assim, até alguns profissionais da área da saúde crêem no mito. Posso afirmar com plena convicção que a Dança do Ventre não cria barriga (...) toda musculatura abdominal é exigida e trabalhada na Dança do Ventre. Portanto sua prática contribui para o fortalecimento desses músculos auxiliando na prevenção da tão temida flacidez muscular. Ajuda também na prevenção do acúmulo de gordura localizada no abdômen em função do exercício repetido dessa região. (...) Posso afirmar que: o que esta dança pode fazer por você, é modelar o seu corpo, deixando-a com a ”barriguinha” em forma de violão e afinando a sua cintura."
Por Cinara Klein

Comentários

Postagens mais vistas

Lista de músicas tradicionais Egípcias para estudo!

Você conhece o Mar Morto?

Sutiã - Como fazer modelagem e forro!

Dança do ventre: Corpo, Mente e Alma em Movimento - Felipe Salles Xavier