Os Mandamentos da Dança do Oriente!!!

1º Não existem Mulheres feias na “Dança do Oriente”. Não há um protótipo de Beleza, há sim diferentes formas de ser Bela.Saber reconhecer e valorizar as particularidades e qualidades que nos tornam únicos é meio caminho andado para gostarmos de Nós.

2º Tudo é reaprendido.Reaprende-se a DANÇAR, a RESPIRAR, A EXPRESSAR-SE PELO OLHAR, PELO CORPO, PELO SORRISO, PELO CARISMA.Partir para a aprendizagem com a postura de uma criança que está disponível e totalmente aberta para descobrir a Vida.

3º Jamais dizer para si própria que não consegue realizar um movimento ou executar um passo só porque tem dificuldades ao tentar fazê-lo! Uma dificuldade é um desafio e não passa de um instrumento de evolução do Aluno.
O Subconsciente é a sede do hábito e só regista o que é Bom ou Mau e não discerne o Certo do Errado, computando simplesmente tudo o que nós lhe ordenamos.O nosso Corpo funciona em função do que nós acreditamos que ele é ou não capaz de fazer.

4º ”JÁ ESTOU VELHA PARA COMEÇAR DANÇA DO VENTRE”- Puro engano!
A experiência em todas as partes do mundo, principalmente no mundo árabe, comprova que as mulheres mais maduras são as melhores porque sabem acrescentar toda a sua experiência de vida à Dança com uma sensualidade intensa, mais enraizada e profunda.Muitas delas poderão desenvolver essa Sensualidade pela primeira vez mas trazem já consigo a maturidade que tanto enriquece a prestação nesta Dança.Temos de ver que se trata de uma Dança que depende muito da Técnica mas também da riqueza interior de quem a executa e, quanto mais e melhor tivermos vivido, mais teremos para transmitir.

5º ”OS HOMENS NÃO PODEM FAZER DANÇA DO VENTRE” .Não existe nenhuma lei que o proíba.Embora tenha sido uma Dança que nasceu (pela sua Origem, Simbologia, Movimentos específicos) para a Mulher e o Homem não possua o Ventre Feminino nem nenhuma das principais formas sublinhadas nesta Dança, poderá usufruír dos seus imensos benefícios sem que para isso tenha de ser menos masculino.A comprovada força muscular e o desbloqueio sexual são apenas alguns dos pontos a seu favor.

6º Procurar o(a) Professor(a) que nos parecer mais profissional e frequentar aulas de diferentes estilos.Assim que tenhamos encontrado a pessoa com quem queremos encetar a Aprendizagem, CONFIAR nessa pessoa e OUVI-LA, aproveitar ao máximo os conhecimentos que ela possui e não ter receio de levantar dúvidas, matar curiosidade sobre assuntos relacionados com a Dança, fazer sugestões produtivas quando se proporcionar a ocasião, PARTICIPAR de forma activa na aula!

7º É bom certificarmo-nos de que o(a) Professor(a) com quem aprendemos aplica em si os cuidados que também devem ser dos alunos.Um Profissional que não conhece nada de Anatomia Básica, Cinesiologia e Pedagogia não poderá defender a sua própria saúde quanto mais a dos outros!É importante que o aluno seja alertado com o fim de obter uma boa postura, de defender e conhecer o seu corpo para não se magoar na execução de determinados movimentos.Um profissional desta área que não alerte sobre estas questões é no mínimo, inconsciente da irresponsabilidade que está a cometer.

8º Não existe quem dance mal, existem sim pessoas cujo movimento não está trabalhado e, acima de tudo, diferentes formas de Dançar, sem que uma maneira de o fazer tenha que ser melhor que a outra.

9º Em última instância e, não obstante toda a Técnica e treino que é necessário ter, ninguém nos ensina a Dançar, já nasce connosco...Trata-se de uma linguagem universal e não-verbal que expressa o que de mais profundo e instintivo somos e está latente dentro de nós desde que nascemos.Esta Dança dá a oportunidade para descobrirmos esse prazer do movimento que parte de dentro e só depois tem a urgência de se exprimir perante o mundo.

10º Aceitar que não se aprende a Dançar de um dia para o outro e ser paciente para com o nosso próprio Corpo.Este é um dos casos em que raramente o Intelecto acompanha o ritmo do Corpo.Temos de aprender a respeitar esse ritmo interno que a Cabeça não controla e que nos leva a subir degrau a degrau, passando pelas dificuldades necessárias a todo o Crescimento. Não querer acelerar esse processo de aprendizagem e deixar-se levar é já cinquenta por cento de sucesso garantido!

11º Partir do princípio que todas as aulas devem ser vividas com PRAZER e DESCONTRACÇÃO, sem inibições e vencendo inseguranças que não fazem sentido.Mesmo os movimentos mais difíceis de serem executados podem e devem ser feitos procurando o Gozo e a alegria, sentimentos positivos que vão de encontro à natureza desta Dança.
Ter consciência de que a Felicidade é a primeira e última meta a atingir nesta Dança mágica e ela serve para exprimir uma vivência que se quer rica e colorida de experiências, de Amor, de Luta constante pelos nossos Sonhos!
Saber viver é um dos maiores trunfos de uma Bailarina!


Fonte: www.joanabellydance.com

Comentários

Postagens mais vistas

Lista de músicas tradicionais Egípcias para estudo!

Você conhece o Mar Morto?

Sutiã - Como fazer modelagem e forro!

Dança do ventre: Corpo, Mente e Alma em Movimento - Felipe Salles Xavier