Ritmos Árabes!!

Ritmos Árabes

As características dos principais ritmos árabes.

Baladi
Compasso 4/4. É sem dúvida o ritmo mais conhecido e utilizado na Dança do Ventre.
Em árabe, "baladi" significa meu povo, podendo representar a terra natal e tudo que tenha origem popular. A dança baladi se caracteriza pela forte marcação do ritmo, os pés marcam o tempo musical e o quadril marcam o contratempo.

Maksoum
Compasso 4/4. É um ritmo muito forte, no que se refere a animação.
Junto com o Baladi, são os ritmos básicos da música árabe.O Maksoum é considerado um ritmo acelerado do Baladi.

Masmoudi
Compasso 8/4. Similar ao Baladi, só que realizado diminuindo o andamento do compasso, transformando o tempo de quatro, para oito.

Said
Compasso 4/4. Os dois Duns que iniciam o Baladi, aqui são encontrados no centro do compasso.
Said significa feliz, é um ritmo árabe bastante popular executado em ocasiões festivas. Em princípio, este ritmo era usado para dançar "Tahtib", uma dança marcial masculina, na qual os homens simulavam lutar com longos bastões que fazem às vezes de uma arma.Seus movimentos eram fortes, ágeis, marcados por saltos, giros e batidas de bastões.
No Brasil, é usado na Dança do Bastão por mulheres, com movimentos extremamente femininos e graciosos, diferentemente do Tahtib.

Malfuf
Compasso 2/4.É um ritmo acelerado, muito utilizado na Dança do Ventre para entradas e saídas no palco, ou como "ponte" de movimentos.
Muito utilizado no Meleah Laff e na Dança com Candelabro.

Falahi
Compasso 2/4.Falahi significa "caipira", os camponeses egípcios usavam esse compasso em canções para celebrar a colheita.
Geralmente é tocado 2 vezes mais rápido que o Maksoum. Esse ritmo originário do interior do Egito também acompanhava as mulheres que iam buscar água com um jarro sobre as cabeças e em grupo.

Saud
Compasso 2/4.Saud significa "que vem do Golfo". É um ritmo conhecido para se dançar o Khallege. Os países onde este ritmo é mais conhecido são: Kuwait, Katar, Arábia Saudita e Emirados Árabes.

Fonte de pesquisa: http://www.yalabina.net/


Comentários

Postagens mais vistas

Lista de músicas tradicionais Egípcias para estudo!

Você conhece o Mar Morto?

Sutiã - Como fazer modelagem e forro!

Dança do ventre: Corpo, Mente e Alma em Movimento - Felipe Salles Xavier