Folclore Árabe!


O que é o Folclore Árabe.

São 22 as nações que possuem etnia árabe e que têm em comum a língua, o sangue e as leis religiosas. Para começar a entender as variações dos costumes que existem entre esses países (mesmo sendo árabes), temos que ter em mente que cada um deles possui menos ou mais água que o outro, mais ou menos vegetação e áreas com deserto, países que cai neve e também as regiões de divisa com países não-árabes o que pode gerar mescla de hábitos.
Todos os fatores citados anteriormente influenciam na forma da população se vestir e principalmente na maneira de se elaborar as danças típicas que em sua maioria representam seus trabalhos, a história da criação de vilarejos, colonizações, migrações, crenças, dramas, alegrias e tristezas.

Influência do Líbano e Síria no Brasil
O Mundo da Dança do Ventre tem como ponto de partida o Egito Árabe ee alguns países que fazem fronteiras com ele, e o que nós esquecemos é que em território brasileiro todas as colônias árabes são originárias, em grande parte, do Líbano e da Síria. Isso irá gerar os primeiros equívocos na hora de escolher músicas adequadas para uma apresentação, por exemplo, mas isso nós veremos em outro capítulo e com maiores detalhes.

A pré-colonização árabe
Um equívoco muito grande dos dias atuais é acharmos que os árabes sempre estiveram desde os tempos remotos nos 22 países atuais que eles ocupam. Dessa forma, acabamos deixando de lado um fator histórico que registra os árabes saindo da região da Península Arábica rumo ao Norte do Oriente Médio.  Quando eles chegaram no Líbano, na Síria, no Egito e em toda região do Marrarei (Norte da África) já havia povos de civilizações não-árabes que ali viviam com seus hábitos, trajes locais, músicas e danças que se fundiram com o costumes dos árabes que vieram da Península Arábica.

Os povos do antigo Oriente Médio
ANTIGA FENÍCIA  -  Atual Líbano
PALESTINA  -   Terra dos Filisteus
ANTIGA ASSÍRIA  -  Atual Síria
ANTIGA BABILÔNIA   -   Atual Iraque
ANTIGA SUMÉRIA  -  Atual Kuwait
ANTIGA PÉRSIA  -   Atual Irã
ARÁBIA SAUDITA  -  Terra de povos de etnia árabe.

Conclusão: Estamos em uma época com fácil acesso a informações e a grandes enciclopédias virtuais que trazem um conteúdo riquíssimo para que possamos nos aprofundar mais nesse mundo do folclore árabe evitando  equívocos.

Fonte de pesquisa:
Paulo Razec - Professor e dançarino de folclore árabe há 15 anos. Editor do Guia Alif de Prestadores de Serviços.
Fones: (11) 3931-1378  -   (11)  8652-6989 - Site: www.paulorazec.com.br

Comentários

Postagens mais vistas

Lista de músicas tradicionais Egípcias para estudo!

Você conhece o Mar Morto?

Sutiã - Como fazer modelagem e forro!

Dança do ventre: Corpo, Mente e Alma em Movimento - Felipe Salles Xavier