Glow Poi - Você sabe o que é?


Por enquanto, não se vê muito dessa modalidade aqui no Brasil. Mas no exterior, é a mais nova sensação do momento. Trata-se do manuseio de um acessório, composto por duas bolas normalmente iluminadas por led, situadas nas extremidades de uma espécie de corda ou elástico, que quando bem manipuladas dão um show à parte na performance da bailarina.
Assim como o poi veil – já nosso conhecido -, esses “malabares brilhosos” também exploram um lado mais circense dentro de nossa categoria. No que diz respeito à classificação dessa modalidade na dança do ventre, as opiniões divergem bastante. Há quem aprove a novidade e defenda sua incorporação na cultura árabe por parte dos praticantes, como aconteceu com o véu wings, introduzido à dança pelas americanas. A grande maioria dos amantes da arte, contudo, sustenta que o glow poi não pertence à mesma classe, e que deve ser abordado como modalidade de caráter esportivo - a exemplo, a ginástica olímpica -, ou dança contemporânea; no máximo, uma fusão.
Discordâncias de lado, a execução elaborada dos movimentos encanta o público com seus efeitos de luz. E quanto a isso não há discussão. À penumbra, surgem círculos, ondas, borboletas, flores, tudo criado pela infinidade de giros em sincronia ou descompassados, voltas que alteram direções e alternam eixos ou simples isolamentos de percurso. Esses desenhos no ar ou lightpainting (pintura com a luz), como a técnica também é chamada, podem ser mono ou policromáticos, dependendo do modelo do acessório, cuja origem é neozelandesa, proveniente do povo Maori. Embora não haja nenhuma comprovação acadêmica, contam as lendas da cultura nativa que, no princípio, essas manobras eram praticadas pelos homens para desenvolver a flexibilidade do pulso para a posterior utilização de armas brancas. O manejo enquanto arte surgiu no Hawaí com o uso de fogo no início dos anos 60.

Fonte de pesquisa: Mahaila.net.


Comentários

  1. Promoção Mahaila.Net:

    VOCÊ NO E-VENTRE..DE GRAÇA!!

    Inscreva-se já:
    http://www.mahaila.net/index.php/biblioteca/promocao

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais vistas

Lista de músicas tradicionais Egípcias para estudo!

Você conhece o Mar Morto?

Sutiã - Como fazer modelagem e forro!

Dança do ventre: Corpo, Mente e Alma em Movimento - Felipe Salles Xavier