Quatro tipos básicos de movimento da Dança do Ventre!!


A técnica da Dança do Ventre pode ser dividida em quatro tipos básicos de movimento:

Fluente, Staccato, Locomotores e Camadas.

Fluente: São os movimentos  caracterizados pela fluência ou ondulações. Considera-se que a origem destes movimentos está nos músculos, provocando a ilusão como se a dançarina não tivesse ossos. Tais movimentos têm uma qualidade líquida, aquosa como de ondas que fluem uma para outra. As ondulações traduzem corporalmente a parte melódica da música, mas não quer dizer que elas não estejam presentes durante a percussão.
Staccato: São os movimentos caracterizados por um impulso e que ao diferencia-se da ondulação pela condição motora óssea na estrutura do movimento. Pode-se dizer que a linha do staccato se faz reta, enquanto que o fluente se faz curvo. Os movimentos de staccato são frequentemente utilizados durante solos de percussão. Os movimentos parecem ser mecânicos e precisos e respondem ao ritmo com pequenos trancos, criando uma certa tensão.
Locomotores: São combinações de movimentos e variações dos passos básicos. A composição de Fluência e Staccato, com a intenção do deslocamento, resultam nos movimentos locomotores.
Camadas: Há um conceito importante na Dança do Ventre. Que é a noção de camadas ou o processo de adição de um movimento a outro a ser executado simultaneamente. Por exemplo: um movimento de stacatto ao ganhar velocidade pode tornar-se um shimmy oferecendo a liberdade do quadril  em acrescentar fluência simultaneamente à vibração. O acréscimo de um peso de base concentrado em uma das pernas promoverá o deslocamento. O movimento resultante é o Movimento Locomotor com Staccato e Fluência. Carolena Nericcio e Suhaila Salimpour procuram trabalhar com o conceito de camadas.

Fonte de pesquisa:
http://guiadancadoventre.blogspot.com/2011/01/tipos-basicos-do-movimento.html.


Comentários

Postagens mais vistas

Lista de músicas tradicionais Egípcias para estudo!

Você conhece o Mar Morto?

Sutiã - Como fazer modelagem e forro!

Dança do ventre: Corpo, Mente e Alma em Movimento - Felipe Salles Xavier