Véu Ribbon!


Essa dança é de origem chinesa, porém tem aparecido com mais frequência em vídeos de fusão com a dança do ventre. Algumas bailarinas as chamam de véu ribbon, que significa fita em inglês. Ela também é conhecida como dança das fitas.
No Brasil a tendência é utilizar o véu em forma de asas, (os chineses também usam assim), mas o mais comum é o formado com vareta. O ribbon lembra muito a ginástica rítmica. Ao acrescentarem a vareta às fitas, os bailarinos passaram a criar desenhos que, segundo sua cultura, lembravam o movimento dos dragões ou arco-íris.
Hoje, dois tipos de fitas parecem estar sendo usadas: no primeiro, a fita é contínua e muito longa, passando por detrás do pescoço da bailarina. As varetas ficam disfarçadas no meio do tecido. O segundo tipo é semelhante às fitas usadas pela Ginástica Rítmica e as fitas de seda são presas às varetas. O efeito das fitas é lindo e chama muita atenção no palco.
No caso da dança árabe feminina, usar as fitas como qualquer outro elemento requer uma escolha, de maneira semelhante à que ocorre com os leques de seda. Pode-se mostrar os movimentos das fitas ou mostrar os movimentos do corpo. Devido ao fato de que os desenhos chamam muita atenção, movimentos de quadril ou tremidos acabam por não serem vistos pelo público.

Fonte de pesquisa: portal do egito.


Comentários

Postagens mais vistas

Lista de músicas tradicionais Egípcias para estudo!

Você conhece o Mar Morto?

Sutiã - Como fazer modelagem e forro!

Dança do ventre: Corpo, Mente e Alma em Movimento - Felipe Salles Xavier