Palavras usuais no mundo "Bellydance"!


Reuni aqui palavras diversas relacionadas à música, à dança e à cena da dança árabe propriamente dita. Algumas palavras aparecem frequentemente nas músicas que dançamos, por isso achei interessante disponibilizar a tradução de algumas delas. Também alguns nomes importantes na história da dança e alguns instrumentos musicais mais recorrentes aparecem aqui. É apenas um sumário sintético, certamente há muito mais o que explorar.

Ahlan ua sahlan - Seja bem-vindo.

Aiuny - "meus olhos"

Albi - "meu coração"

Almeh - (plural: awalim) Certo grupo de mulheres talentosas, estudadas, que dançavam e tocavam para entreter.

Ana - "eu"

Asmarani - "morena"

Assaya - bastão. Raqs al Assaya designa a dança do bastão.

Baladi - Literalmente, "meu país". Diz-se também de tudo que é "de raiz", com apelo popular; também o nome de um ritmo.

Bedlah - Roupa tradicional de palco: soutien, saia e cinturão bordados.

Dabqe - Dança folclórica do Líbano e da Síria, que se dança em roda, de mãos dadas, marcando o ritmo com os pés. Na ponta da roda, uma pessoa, em geral, a mais sênior do grupo, dá a direção e segura um lenço.

Daff - instrumento musical de percussão semelhante a um pandeiro.

Derbak, dumbek, darbuka - Instrumento de percussão que dá a base do ritmo. Tradicionalmente de cerâmica e pele de bode ou peixe, tem atualmente corpo de metal e couro sintético.

Dina - Bailarina egípcia contemporânea, polêmica pelas roupas cênicas "ousadas".

Falahi - "do interior"; também um ritmo acelerado, que faz, muitas vezes, par com o saidi.

Ghawazee - (singular: ghazeia) dançarinas populares; usa-se muito para designar as ciganas egípcias, talvez porque elas também se apresentassem como dançarinas.

Habibi - "meu amor"

Halewa - "doce", "doçura"

Hayat - "Minha vida"

Hob - "amor"

Jamila, gamila - "bela".

Khaligi - Dança folclórica de países do Golfo Pérsico, como Kwait, Arábia Saudita, Emirados Árabes; O ritmo mais utilizado na música khaligi, o Soudi, também é chamado khaligi às vezes.

Layeli - "Noites"

Maqam - "tom". (plural: maqamat) Masri - "egípcio" Mawal - Parte vocal de uma música, geralmente introdutória, bastante melismática.

Melaya Laf - "lenço enrolado". Também a dança teatralizada de uma situação cotidiana egípcia: a mulher que dança com a melaya, um pano preto, pesado, com o qual envolve o corpo.

Mizmar - Instrumento de sopro, feito de bambu, muito utilizado no saidi. Membro da família do oboé, produz um som fino, estridente.

Nar - "Fogo"

Nay - Instrumento de sopro também de bambu, produz um som aveludado. Muda de tom conforme o tamanho.

Nur - "Luz"

Om Kalthoum - cantora egípcia da metade do século passado, muito respeitada em todo o mundo árabe. Canta geralmente músicas dolorosas. São dela músicas como "Enta Omri", "Ana Fi inti Zahrak", "El Hob Koulou", "Lylet Hob", etc.

Oud - alaúde (indica uma "viga de madeira"), instrumento introduzido pelos persas ao mundo musical árabe,que posteriormente o difundiram pela Europa. Qamar - "Lua". Popularmente, omite-se a letra "qaf" das palavras, de modo que é igualmente correta a escrita "amar", como em Mustafa Amar.

Qanum - Espécie de harpa de Madeira em que o som é produzido ao se puxar suas cordas.

Rababa - Instrumento utilizado no saidi, que possui uma ou duas cordas.

Raqs - "Dança

Raqs al Nasha'ar - Dança do golfo, khaligi

Raqsa - Bailarina

Rash - "jorrar". som emitido pelo derbake pelo movimento rápido dos dedos diretamente sobre a pele, cuja repercussão no corpo da bailarina são os tremidos.

Sagat - snujs.

Saidi - Designa as pessoas do sul do Egito; dança folclórica egípcia; nome de um ritmo.

Samia Gamal - bailarina contemporânea de Taheia Carioca, responsável por introduzir na dança movimentos do ballet clássico, como giros e meia ponta. Em cena, fazia par com o cantor druso Farid al Atrache.

Shamadan - "candelabro"; raqs al shamadan; dança do candelabro.

Shams - "sol"

Shoof - "Olhe!"

Suher Zaki - Bailarina egípcia famosa entre fins dos anos de 1960 e início dos anos oitenta. Considerada a "dama" da dança árabe, sua figura é respeitada ainda hoje. Foi a primeira a adaptar as músicas de Om Kalthoum para a dança.

Tabla - Percussão.

Taheia Carioca - bailarina egípcia do início do século passado, foi uma das primeiras a dançar comercialmente e é considerada uma das maiores de todos os tempos.

Taqsim - "Improviso". Elemento solo da estrutura musical árabe. O taqsim é geralmente executado por um instrumento de corda (qanum, violino) ou sopro (nay, mizmar). Apesar de o solo de derbake encaixar-se na "definição" de taqsim, não é considerado como tal.

Tarab - indica a comunicação perfeita entre a voz e a melodia. É chamada tarab a música clássica em que os versos são repetidos várias vezes, entremeando frases musicais, etc. Lissah Fakir, da cantora Om Kalthoum, é um exemplo de Tarab.

Tribal - estilo de dança norte-americana que procura fundir elementos de várias outras danças, como flamenco, danças indianas e fragmentos de danças grupais do magreb, como a guedra. Não se trata de uma dança árabe, mas uma proposta de uma dança inédita, ainda que conservando parte das outras tradições.

Zaghareet - indicando alegria em ver algo belo.
 
Fonte de pesquisa: Elisabeth Moro.
 
 

Comentários

Postagens mais vistas

Lista de músicas tradicionais Egípcias para estudo!

Você conhece o Mar Morto?

Sutiã - Como fazer modelagem e forro!

Dança do ventre: Corpo, Mente e Alma em Movimento - Felipe Salles Xavier