Simbologia!!!



Símbolos Utilizados na Dança do Ventre

Publicado 21/06/2011 por Nuish Bellaluna

Dentro da dança do ventre são utilizados vários simbolismos, principalmente formas geométricas. Cada símbolo possui um significado e a bailarina pode desenhá-los utilizando algumas partes do corpo ( mãos, braços, pernas, quadris, peito e cabeça) e acessórios (véu, taças, bastão/bengala, fitas, etc) .
Estes símbolos se originam de uma época em que não só a dança do ventre, mas a maioria das danças eram ritualísticas e serviam para explicar os mistérios da vida e do universo. Dançar não era somente uma maneira de divertir-se ou entreter, mas sim uma forma de iniciação aos mistérios sagrados. Ela continha movimentos que representavam formas geométricas, animais, elementos da natureza, estações do ano, ou seja, tudo que estivesse relacionado às transformações da vida e do universo era representado através da dança.

OITO
O símbolo do infinito (Lemniscata), representado pelo número oito deitado, é o mais utilizado na dança do ventre. Ele significa tudo aquilo que é infinito, eterno, que não tem um começo ou um final pré-definido, representa também a imortalidade da alma (nascimento à morte, morte ao renascimento), o equilíbrio perfeito do ritmo eterno do corpo e do espírito, a evolução do ser. É um símbolo que pode ser desenhado inúmeras vezes sem retirar o lápis do papel. Pode aparecer como uma serpente que morde sua própria cauda.

CÍRCULO
Diferente do oito (Lemniscata) que representa o infinito, o círculo representa proteção, renovação, estabilidade, começo, meio e fim. Podemos observar um círculo nas estações do ano, através da Terra que gira em torno do sol e o passar das horas, onde ela gira em torno de si mesma. Representa a união dos elementos da natureza, o céu, o sol, o equilíbrio e também o olho fechado de Deus.

TRIÂNGULO
O Triângulo Equilátero (possui todos os lados iguais) simboliza os ternários ou tríades sagradas, conceito comum à maioria das religiões, representando a tríade sagrada (pai, filho e espírito santo) e também harmonia, perfeição e sabedoria.
PARA CIMA: simboliza o ternário masculino evolutivo.  Energia Yin. Espírito. Representação fálica.
PARA BAIXO: simboliza o ternário feminino evolutivo. Energia Yang. Matéria. Representa o ventre e os órgãos sexuais femininos.
SOBREPOSTOS: Representa o feminino e o masculino, a reencarnação do homem na terra, o resgate e a ascenção, o espiritual e o carnal. É a harmonia dos opostos.

QUADRADO
Representa firmeza, organização, solidez, sobriedade, repouso, passividade, estrutura, estabilidade, ordem, pensamento analítico, precisão, cálculo, perfeição matemática, noção de espaço, etc.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais vistas

Lista de músicas tradicionais Egípcias para estudo!

Você conhece o Mar Morto?

Sutiã - Como fazer modelagem e forro!

Dança do ventre: Corpo, Mente e Alma em Movimento - Felipe Salles Xavier