Recent Visitors

Ocorreu um erro neste gadget

Seguidores

domingo, 1 de setembro de 2013

Dicas para aprender a dançar de verdade.



1. Escolha bem seus professores:
Procure saber tudo sobre os professores que você está escolhendo. Analise currículos, compare vídeos, propostas de aulas e principalmente, tente conversar com seus alunos e ex- alunos. Referências são essenciais. Não escolha um professor pelo preço da aula ou pela localização da escola. Escolha por que você sente que ele pode ser um mestre de verdade.

2. Não falte:
As faltas quebram o ritmo do seu aprendizado e a continuidade das aulas. Não adianta ter um bom professor e uma boa escola se você falta. O horário da aula é sagrado. Escolha um horário que você possa dar prioridade e nada mude sua rotina.

3. Aproveite bem as aulas:
Não adianta fazer duas aulas ou mais por semana se você não as aproveita corretamente. Melhor fazer menos e bem feito do que várias que só servem para te distrair. Preste atenção em tudo o que o professor fala e não perca um centímetro dos seus movimentos. Leve caderninhos, gravadores, máquinas digitais... Faça um dossiê de cada aula.

4. Não tenha mais de um professor no início:
Até o começo do avançado é importante que você tenha apenas um professor, para se aprofundar em um estilo. Você escolheu um professor de confiança, que vai sempre trabalhar pela sua evolução, então confie nele. Deixe para conhecer outros estilos em workshops, esses sim você pode fazer desde o começo, desde que esteja bem orientado sobre onde está indo e com quem está estudando. Cuidado para não jogar dinheiro fora.

5. Estude em casa:
Se você quer aprender mesmo, arrume um tempo para estudar em casa diariamente. Uma hora por dia, como se fosse uma aula. Aqueça, alongue, treine os exercícios que você aprendeu na última aula e dance um pouco, improvise sozinha, para ir perdendo a vergonha e treinando a memorização. Treinar em casa é ESSENCIAL.

6. Faça bons Workshops:
Como saber se são bons? Pesquise como você pesquisou para escolher seu professor. Procure fazer sempre aqueles cursos que abordam temas que você tem dificuldade.

7. Dance muito:
Dance sempre que puder. Em todas as festinhas e mostras de dança... Enfim, sempre que surgir uma oportunidade amadora. AMADORA!! Não saia por aí bancando a profissional antes do tempo. Mais uma vez alerto para que você ouça as orientações do seu professor. Dançar é a melhor maneira de treinar dança!! Não deixe a vergonha vencer você!!

8. Leia muito:
Ler é muito importante. Livros sobre dança em geral, não sobre dança do ventre apenas. Aliás, a literatura que temos sobre dança do ventre em português ainda é muito imatura. Leia livros que abram a sua mente e te façam pensar sobre os fundamentos da dança.

9. Faça amigos que dançam:
Conhecer pessoas que compartilham da sua paixão é muito importante. Falar a mesma língua e sentir que suas dúvidas, sonhos e anseios não são apenas seus. Entre em comunidades, grupos e salas de discussões sobre dança. Isso vai estimular seu raciocínio e te ensinar a ter idéias próprias.

10. Assista a muitos shows:
Mas não assista apenas shows de dança do ventre, assista de tudo. Mais uma vez corra atrás de ampliar seus horizontes e abrir sua mente!
Artigo publicado originalmente em http://www.dancadoventre.art.br/
Luana Mello
Bellydancer
Dança do Ventre e Danças Exóticas

2 comentários: