Recent Visitors

Ocorreu um erro neste gadget

Seguidores

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Como organizar seu currículo de dança.

Na internet é fácil encontrar vários modelos e dicas de como fazer um, mas neste artigo as dicas são de como fazer um currículo específico para a área de Danças Árabes. 
Antes de saber o que colocar no currículo é importante se perguntar: em quais locais você precisa entregar currículos de Dança do Ventre? Ou seja, em quais situações é necessário entregar este currículo?
 Vejamos a seguir algumas destas situações:
-para um processo seletivo para dançar no exterior
-em processos avaliativos de selos de qualidade
-para dar aulas de DV em escolas/academias/centros culturais/ ou outros espaços
-para tornar-se bailarina em restaurantes ou casas de shows
-para divulgar no próprio site
-para conseguir verbas/patrocínios de eventos e espetáculos, principalmente junto a órgãos públicos 
-entre outros.

 E agora sabendo onde entregar, o que devo colocar no currículo?
Algumas informações são comuns aos currículos de outras áreas, como Dados Pessoais, Formação acadêmica, entre outros. Mas há outros aspectos que precisam ser enfatizados no currículo de Dança do Ventre como locais onde se apresentou, títulos que já adquiriu, organização de eventos, entre outros. Confira abaixo:
 No topo coloque seus Dados Pessoais: Nome, Endereço, Telefone, Email, Site.

Logo abaixo coloque sua Formação Acadêmica, como Graduação e Pós graduação. Ainda que não tenham relação com a Dança do Ventre é importante informar. Não há necessidade de colocar a escolaridade antes da graduação, como por exemplo as escolas que estudou no ensino fundamental e no ensino médio.
 Em Estudos de Corpo/Arte/Dança coloque quais estudos já realizou na área de Dança, mas que não sejam de Dança do Ventre; podem ser de teatro, mímica, educação corporal, educação somática, entre outros.
Na parte de Estudos de Dança do Ventre, você vai escrever as aulas que já fez (particulares ou em grupo), os workshops que já participou, ou seja, de onde vêm seus conhecimentos da área de Dança do Ventre.
A sessão de Experiência Profissional está dividida em etapas, já que no caso da Dança do Ventre esta experiência costuma englobar diferentes atividades como organizar eventos, ministrar aulas e workshops, realizar shows e participar como jurada.
 Coloque nomes dos locais (escolas, academias, centros culturais, projetos) e datas em que ministrou aulas e workshops. Quanto aos shows, escreva os principais locais onde se apresentou. Não precisa colocar todas as apresentações que já realizou, apenas os principais, como por exemplo em grandes eventos, reconhecidos restaurantes e casas de chá, e por aí vai.
 Quais eventos você já organizou? Festivais, Workshoos, Festa de alunas, etc. Coloque todos nesta sessão.
 Escreva em quais eventos já teve Participação como jurada, e quais títulos e prêmios já recebeu na Dança do Ventre em concursos ou outra atribuições.
 Na sessão Selos de qualidade, cite quais selos de quailidade já conquistou na Dança do Ventre, sejam no Brasil ou no exterior.
 Lembre-se também de mencionar quais alunas/alunos seus já foram premiados com coreografias suas: coloque nome do grupo e do evento onde ocorreu a premiação.
 Bom, e além de dançar, dar aulas, ser jurada e organizar eventos, você já pode ter escrito e publicado sobre o tema, não é? Então escreva em Publicações tudo que já escreveu sobre Dança do Ventre e já publicou em diferentes mídias, sejam elas da área ou não, sejam mídias digitais ou impressas, acadêmicas ou não.
Fonte de pesquisa: centraldançadoventre.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário