Você conhece Omã?

A história de Omã começou a ser escrita milhares de anos atrás no deserto, por seus habitantes mais antigos, os beduínos. Eles levam uma vida simples, andam de camelo e ainda precisam do peixe para sobreviver.

Em Omã existe há milhares de anos, um sistema muito particular de distribuição de água. Ela é retirada de encostas de montanhas, e desviada para canais, que abastecem até pequenas cidades do interior do país.
...em regiões de deserto. Chove pouco. Omã tem em um ano inteiro, praticamente a mesma...soluções para abastecer a população. Em Omã, existe há milhares de anos, um sistema...protegem a entrada do porto. Durante anos, Omã dominou toda a Costa Leste da África...

O sultão mandou plantar um milhão de tamareiras em Omã. Ele quer aumentar o consumo de tâmaras, que já foi o principal alimento da população e que hoje está diminuindo muito. Ele pediu a pesquisadores tentarem descobrir os benefícios da fruta.

A cerimônia de casamento em Omã é diferente de tudo o que a gente conhece. Ele acontece em dois rituais diferentes e só os homens participam. As noivas comemoram com suas famílias em outra parte da cidade.
Grande parte do país está em áreas secas, em regiões de deserto. Chove pouco. Omã tem em um ano inteiro, praticamente a mesma quantidade de chuva que o Brasil tem em apenas um mês.
As fontes de água doce são poucas. Um país que tem pouquíssima água precisa encontrar soluções para abastecer a população. Em Omã, existe há milhares de anos, um sistema muito particular de distribuição de água. Que é retirada de encostas de montanhas, e desviada para canais. É assim que toda água é distribuida para a população das pequenas cidades do interior deste país.
É o sistema Falaj. Há mais de 2,5 mil anos, moradores fizeram dutos na montanha para retirar a água doces de poços subterrâneos. Todo mundo tem água de graça em casa. Mas para a irrigação tem hora e dia certos.
Cada família tem uma cota para consumo, quem ultrapassar tem que pagar. É assim que os moradores conseguem ter suas pequenas plantações: Tâmaras. Bananas. Romãs.
É um sistema simples que funciona tão bem há tanto tempo que foi reconhecido pela Unesco como patrimônio da humanidade. E que é um motivo de orgulho para a população.
“Eu espero que dure para sempre. Ter as tradições culturais ao seu lado não significa que você está isolado da civilização”, diz o morador Abdulrahman Al-Abri.
O país sempre esteve aberto a influências de várias partes do mundo. No século XVI, na mesma época que os portugueses chegaram ao Brasil, eles montaram em Mascate, a capital, bases de apoio na rota para as Índias.
Os antigos fortes construídos no país pelos portugueses, foram preservados. E ainda hoje protegem a entrada do porto. Durante anos, Omã dominou toda a Costa Leste da África, e os navios que vinham de lá, entravam pelo porto de Sur.
Se ainda não conquistou totalmente o equilíbrio, tantas influências tornaram este povo um dos mais tolerantes do mundo árabe. Para entender por que, conversamos com um especialista da cultura islâmica. Ele diz que a diferença está na maneira de cada povo interpretar as escrituras sagradas do Islã.
A lei muçulmana prevê, por exemplo, a pena de morte para homem e mulher em caso de adultério. Mas em Omã a pena nunca foi aplicada.
“O Islã fala que a educação é obrigatória para homens e mulheres, mas algumas sociedades muçulmanas não concordam com isso. E proibem só a mulher de ir à escola e trabalhar. Em Omã, é diferente. As mulheres podem estudar e trabalhar livremente”, explica Hafidh Mohamed, do Centro de Informação Islâmica.
A conversa aconteceu na mesquita que tem o nome do sultão Qaboos. É o prédio mais imponente da cidade. A construção durou seis anos. São quarenta mil metros quadrados dedicados à fé islâmica.
A mesquita é realmente grandiosa, impressiona. Até mais ou menos dois anos atrás, ela tinha o maior tapete do mundo, que tem 4.200 metros quadrados, e foi todo tecido no Irã em pedaços. As 600 mulheres que fizeram o tapete, depois foram até Omã e juntaram os pedaços. Ele tem 27 cores naturais diferentes, é maravilhoso. O tapete é tão precioso que ele geralmente fica protegido para evitar que os turistas que vão conhecer a Mesquita pisem e estraguem o tapete.
A proteção só é retirada na hora que os muçulmanos chegam para rezar. O lustre de cristal tem 14 metros de altura e é banhado em ouro. São tantos detalhes, que é difícil saber para onde olhar. A mesquita é um dos exemplos da preocupação do sultão de fazer de Omã um país belo, moderno, que tenha na sua base a força do Islã.

Texto retirado da reportagem no site da Globo G1


Comentários

Postagens mais vistas

Lista de músicas tradicionais Egípcias para estudo!

Você conhece o Mar Morto?

Sutiã - Como fazer modelagem e forro!

Dança do ventre: Corpo, Mente e Alma em Movimento - Felipe Salles Xavier